PUBLICAÇÕES SUAS - Blog do SUAS.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

NOTA DE APOIO DO COEGEMAS/CE A GREVE DO INSS.

NOTA DE APOIO À GREVE DE TRABALHADORES/AS DO INSS

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Ceará – COEGEMAS/CE, instância legítima de representação de secretarias gestoras do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em âmbito local, com atuação junto aos poderes constituídos e aos espaços de formulação de políticas públicas que dão materialidade aos direitos constitucionais de seguridade social e à Lei Orgânica de Assistência Social – Lei 8.742/1993 (LOAS), vem a público manifestar solidariedade e apoio aos trabalhadores e às trabalhadoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, desde o dia 23 de março, estão construindo uma greve nacional, que tem como pauta de reivindicação: melhores condições de trabalho, investimento na infraestrutura, redução de metas de trabalho abusivas e realização de concurso público para ampliação da capacidade de análise de processos e atendimento da população, que hoje, além de enfrentar longo período de espera, não tem conseguido atendimento presencial. O que também tem impactado seriamente o trabalho de assistentes sociais no INSS.

A greve é um direito e fica evidente que servidores/as têm buscado dialogar com a sociedade e, principalmente, tentando abrir um diálogo com o governo, no sentido de propor respostas que, de fato, atendam às reivindicações e garantam melhores condições de trabalho e de atendimento à população, inclusive com a retomada de serviços que estão suspensos, como os de atendimento e socialização de informações, realizados pelo serviço social da instituição.

O INSS tem passado por profundas mudanças e por um processo de informatização, porém, não investe em contratação e qualificação de seu corpo de servidores/as.

Pelo contrário, tem investido na substituição do atendimento presencial por análises automáticas e remotas, sem considerar o perfil socioeconômico do público ou o tipo de atividade realizada. Propagando como modernização o que na realidade se apresenta como dificultador do acesso universal e igualitário. Grande exemplo é o processo de teleavaliação social e a substituição da avaliação social por uma aplicação de média robótica que desconsidera os saberes técnicos e a concepção de modelo de avaliação biopsicossocial estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão.

Todavia, além da não abertura de diálogo, o governo federal está realizando corte de salários que atinge trabalhadores/as que estão no exercício do direito democrático e constitucional de greve.

Nesse sentido, o COEGEMAS/CE informa à categoria que tem acompanhado os desdobramentos do desmonte do Serviço Social do INSS no âmbito da Comissão de Seguridade Social e alerta a todas/os que tal precarização tem extrapolado o Serviço Social INSS, uma vez que essa limitação de acesso aos profissionais tem sobrecarregado a atuação de assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social.

O COEGEMAS/CE se solidariza com toda categoria de previdenciários/as e se soma pela exigência de abertura de mesa de negociação da pauta de greve, sem represálias ou repressões, a exemplo do corte de salários, ou quaisquer medidas autoritárias ou violentas.

COEGEMAS/CE

GESTÃO 2021/2023

 Link para Nota: NOTA NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário